[GTER] RES: RES: RES: WiMax

Eduardo Santos Back eduardo at sinos.net
Tue Aug 1 08:59:39 -03 2006

Olá Fabrício, indo direto ao ponto:

1) Enlaces sem visada: o mesmo desempenho que outros rádios OFDM. Sem
vantagens para o Wimax. Sem visada é complicadíssimo, só distâncias muito
curtas, com algo que reflita diretamente o sinal vindo da base e claro, do
rádio-cliente.
2) Velocidade full duplex: em testes de 8Km, velocidade de até 8Mbps num
sentido, usado 3,5MHz de largura de banda. Se usar full, conseguimos por
volta de 5Mbps.
3) Quanto a distância, não fizemos testes maiores. O teste foi bastante
engessado, devido ao tipo de antena e o fato da base ser muito grande,
pesada, etc. Mas posso afirmar por experiência que a instalação iria no
máximo a uns 25Km. A antena da base era uma setorial de 60 graus e no
cliente uma integrada se não me engano de uns 18dBi. Sem linha de visada,
apenas casos especiais, tipo 3Km, ainda assim enlaces muito ruins, de baixo
desempenho, refletindo em prédios próximos.
4) Estabilidade: o link caiu diversas vezes, sem explicação. Possivelmente
por ser um produto em fase de certificação, mas que deveria funcionar
perfeitamente.

Em linhas gerais, está muito caro, não faz tudo o que se imagina e a mídia
diz: - 40Km, sem visada, na antena interna do notebook, a 72Mbps. Esquecem
de dizer que é uma coisa ou outra. Ou se usa a 40Km com antenas especiais e
baixo thorughput, ou sem visada com baixo desempenho a curtíssimas
distâncias, ou curtas distâncias com antenas boas e mais velocidade, e assim
por diante. Há que se observar o comportamento do rádio com mais clientes.
Isto não pude testar, mas já tive surpresa com outros fabricantes em outras
tecnologias.

Mas acredito que a tecnologia vai se firmar, especialmente se falando em
padronização, poder usar rádios de diferentes fabricantes reduzindo o custo.
Mas também há que se dizer que os rádios serão interoperáveis, mas só no
básico. Cada fabricante claro vai ter seus "Ases na manga". Ou seja, vai
funcionar um cliente de um na base de outro, mas aquela modulação especial,
aquela parte do protocolo que a empresa X desenvolveu só para os seus rádios
e que dá algum tipo de vantagem, vai funcionar só para os da mesma marca.
Como tantos outros que conhecemos em 802.11b. Senão, por que eu iria comprar
o rádio do fornecedor X em vez do Y?

[]´s

Eduardo.