[GTER] Firewall Nokia

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Apr 24 16:56:14 -03 2006

Gustavo,

Eu só tive experiência com modelos de maior capacidade da Nokia, então
só posso falar do IPSO. A solução IPSO + CheckPoint me pareceu de
maior custo tanto de aquisição quanto de manutenção que outras
possibilidades (Juniper e Cisco, por exemplo), então a não ser que
seus requisitos de firewall incluam recursos avançados do Inspect e do
Smart Defense, me parece que você deveria considerar outras
alternativas.

Algumas coisas para levar um conta num firewall de 50 Mbps:
- Você precisa de 50 Mbps de stateful firewall sem criptografia, ou
precisa de 50 Mbps de VPN IPSEC/SSL ? Se não 50, quantos Mbps ?
- A especificação do fabricante é dada em Mbps em um sentido ou como
soma do tráfego nos dois sentidos ?
- Quantos pps tem o seu tráfego típico e quantos pps você precisa
suportar para resistir (um pouco) a DoS ?
- Como ele tem interface(s) de 100 Mbps, o que acontece se vem mais
tráfego da Internet do que ele aguenta: ele capota, ele passa 50 Mbps
dando preferência às conexões estabelecidas ou passa 50 Mbps sem
preferência alguma ?

Rubens