[GTER] Medir gargalos e performance

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sat Sep 17 10:08:31 -03 2005

Follow-up na sugestao do Joao, de uma capturada com ethereal em um FTP
por exemplo, (ou um iperf de cada lado, sobre TCP).
Ai, voce pode usar tcptrace ou fazer na mao, uma pesquisada para ver se
voce esta tendo perda de pacotes (com as respectivas retransmissoes).

Mismatch de duplex e' danado para isto, ja que, um problema de nivel 2
acaba 'empurrando' para a camada de cima (TCP neste caso) a
deteccao/retransmissao de pacotes perdidos..(e' pior que usar obviamente
o segmento em half-duplex, pois neste caso, ainda tem a chance do
CSMA/CD 'tentar' umas 15 vezes 'reenviar' localmente se tiver
colisao/uso do meio no momento que ele esta enviando o pacote).