[GTER] DHCP em Redes Wireless

Nelson Murilo nelson at pangeia.com.br
Thu Sep 15 09:37:35 -03 2005

On Wed, Sep 14, 2005 at 10:49:54PM -0300, Wagner wrote:
>        Boa Noite Pessoal...
>
>   Trabalhamos com provedores de internet via rádio,e atualmente estamos com todos os nossos clientes rodando com ips frios(rfc1918). Temos a necessidade agora de trocar todos estes para endereços válidos!
>   Para isso pensamos em rodar DHCP em nossa rede, para podermos minimizar o numero de endereços válidos necessários, e automatizar a tarefa de configuração..
>
>       Algumas Dúvidas, se alguem tiver alguma dica eu agradeço:
>
>       -> Como fica o nivel de segurança?? ex: um cliente levanta um outro server DHCP, um cliente levanta o ip do gateway.

Nao entendi porque ele ja pode nao pode estar fazendo isso hoje, mesmo com os ips "frios", ja que basta ele usar outro
bloco ou classe para isso. Ou seja, a mudanca nao me parece melhorar ou piorar este aspecto.

>       -> Como eu faria o controle de banda, se atualmente eu trabalho a banda com base no endereço ip do host(estatico)

Se voce ja faz controle de banda, tanto faz quando caras estao pindurados no mesmo IP, ja que eles estarao disputando
a mesma banda, ou eu perdi alguma coisa?

>    Atualmente meu sistema roda FREEBSD com IPFW e DUMMYNET, e estou usando o DHCP ISC para fazer alguns testes, e parece funcionar bem..
>
>          Se alguem souber alguma desvantagem do uso, por favor me avise.

Nao vejo nehum problema, o ISC e' bem flexivel, mas tem que ficar de olho pois vez por outra sai alguma vulnerabilidade
pra ele.

./nelson -murilo