[GTER] Dúvida sobre conectividade WAN SPO-CGR.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Sep 13 18:28:02 -03 2005

On Tue, 13 Sep 2005, MARLON BORBA wrote:

> Temos hoje um circuito interligando o TRF 3ª Região (SPO) com a Seção
> Judiciária de Mato Grosso do Sul (CGR) e gostaria de fazer a elevação da
> sua velocidade para 512Kbps. Colhendo propostas entre as "carriers"
> estas questionaram que espécie de circuito desejamos contratar; existem
> ao que parece duas possibilidades, uma de optar por "frame relay",
> circuito do tipo ESTATÍSTICO, especificando um CIR mínimo, digamos de
> 50% da banda nominal, e outra o uso de um circuito DETERMINÍSTICO, com
> banda fixa de 512Kbps (SLDD, Serviço de Link Digital de Dados).

para a mesma velocidade máxima nominal, frame relay com cir de 50% é bem
inferior a uma linha dedicada, então deve ser mais barato, mas preços de
telecomunicações é mera literatura fantástica e tudo pode acontecer.

> Entendo tratar-se de uma opção vinculada ao perfil de utilização do
> circuito; uma vez que essa ligação não será usada, o dia todo, a plena
> carga, me parece que a opção por "frame relay" seria mais vantajosa,
> talvez pelo modelo de tarifação que se não me engano é diferente.

aí é que mora o perigo, o cir não é isso, ele garante 50% da banda quando
a rede deles tiver a disponibilidade. como provavelmente seu período de
pico deve coincidir com o dos demais usuários, tome quase como certo que
você não alcançará a banda máxima exatamente quando voce mais precisa.

resumindo, você pode comparar um frame relay de 1mega, talvez um pouco
menos, com 50% de CIR com um circuito determinístico de 512K.

agora, qual é a aplicação dessa linha? quanto tem atualmente e porque está
se exaurindo?