[GTER] Dúvida sobre conectividade WAN SPO-CGR.

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Tue Sep 13 17:25:27 -03 2005

Srs.,

Pergunta de um leigo em conectividade WAN.

Temos hoje um circuito interligando o TRF 3ª Região (SPO) com a Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (CGR) e gostaria de fazer a elevação da sua velocidade para 512Kbps. Colhendo propostas entre as "carriers" estas questionaram que espécie de circuito desejamos contratar; existem ao que parece duas possibilidades, uma de optar por "frame relay", circuito do tipo ESTATÍSTICO, especificando um CIR mínimo, digamos de 50% da banda nominal, e outra o uso de um circuito DETERMINÍSTICO, com banda fixa de 512Kbps (SLDD, Serviço de Link Digital de Dados).

Entendo tratar-se de uma opção vinculada ao perfil de utilização do circuito; uma vez que essa ligação não será usada, o dia todo, a plena carga, me parece que a opção por "frame relay" seria mais vantajosa, talvez pelo modelo de tarifação que se não me engano é diferente.

Estou pensando da maneira certa?

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--