[GTER] freebsd+ponto de acesso

Daniel Dias Gonçalves daniel at dgnetwork.com.br
Tue Sep 13 16:22:11 -03 2005

Rogério Moura escreveu:

> [...]
>uma máquina que vá rodar todos os serviços, NAT, firewall, controle de
>banda e ser também um AP. o hardware não é o problema.
>
>Assim eu estarei econômizando em equipamentos, porque se eu for
>comprar um AP (comercial) de toda forma terei q colocar uma máquina
>pra controlar banda filtrar etc..., tudo bem que será para acesso à
>internet mas isso é no ambito comercial e não doméstico, assim tenho
>que restringir alguns serviços tipo bate-papo, P2P.
>
>A máquina, não ficará "no tempo" mesmo sendo uma solução outdoor, só a
>antena que ficará fora, dai vou usar cabos RGC 213 + pigtail para

Procure manter a menor distância possível do cabo RGC 213 até a antena
para evitar perdas.

>Tenho dúvidas em relação a compra das placas wi-fi seja atheros ou Prism.

Você precisa definir em qual frequência irá trabalhar, se for com a
frequência de 2.4ghz, 802.11b, na teoria é 11mbps, mas na prática seria
em torno de 6mbps.

> - Sensibilidade do sinal???

Nunca trabalhei com Atheros, mas ouço falar muito bem. Em meus APs tenho
utilizado a Senao de 200MW (2.4ghz) e evitando usar antenas Omni.

> -  número de clientes conectados na placa??

São muitos fatores que influenciam  na capacidade do AP. Preciso que
você entre em maiores detalhes sobre o que será trafegado na rede
wireless, número de enlaces e quais equipamentos pretende utilizar.

> - seja atheros ou Prism será que funciona bem em solução outdoor??
>pra distâncias de até 8Km??

Sim, funciona muito bem, claro que dependendo de outros fatores, antena,
tráfego da rede ...

> - Documentação a seguir, será que a do handbook é boa mesmo?? conhece
>alguem que usou e deu certo??

Colocar o FreeBSD em modo Infraestrutura(AP) é bem simples, só seguir o
handbook.

>--

Fique atento se neste local onde vc pretende montar o AP já não existe
outras redes trabalhando na mesma frequência e se existe canais
disponíveis, pois influência totalmente na funcionalidade da sua rede
wireless.

Atenciosamente,

--
Daniel Dias Gonçalves