[GTER] freebsd+ponto de acesso

Rogério Moura rogerpop at gmail.com
Mon Sep 12 23:33:18 -03 2005

Bem pessoal, as dicas de vocês já me ajudaram bastante...

em relação aos APs comercias vejo sempre o pessoal falar sobre o
D-Link, mas vendedores aqui da região "Tocantins" me falaram que o AP
da D-Link (que pelo visto é um dos mais baratos cerca de R$570,00) não
é um AP bom para solução outdoor, isso pela baixa sensibilidade de
sinal que ele tem, dando um sinal de baixa qualidade. Eu não sei de
outro AP comercial que desse um custo benefício interessante.

O meu objetivo é ligar 4 pontos, um terá rede cabeada mesmo onde vai
chegar o link de internet que vou compartilhar para os outros 3
pontos.

A minha idéia é, nesse compartilhamento colocaria um freebsd para
fazer a filtragem e roteamento entre os pontos. Colocar um AP para
ligar os outros 3 pontos, sendo que 2 desses pontos passam pouco mais
de 600 metros e o terceiro estaria cerca de 8 KM, dai colocaria uma
antena omni ligada ao AP e antenas de grade nos clientes.

Essa é a minha idéia, sugestões são super bem vindas...

Se realmente vale apena montar esse AP numa máquina ou qual AP
comercial comprar para esse cenário descrito????

Desde já obrigado pela atenção e as sugestões