[GTER] freebsd+ponto de acesso

Nelson Murilo nelson at pangeia.com.br
Tue Sep 13 15:35:21 -03 2005

On Tue, Sep 13, 2005 at 02:21:57PM -0300, Christopher Giese - iRapida Telecom wrote:[A
> eu trabalho com wireless desde 1999 (que eu me lembre)

Bem-vindo ao time...

> e neste periodo NUNCA conheci nenhuma ap que suporte + de 30 clientes (e
> continue com performance)

Em geral o limite e´ 32, mas APs de alta performance atuais trabalham
bem com 64, ja vi uns que suportam 128 com boa performance considerando
trafego de rede basico (web/mail). APs montados (Linux/BSD) podem
facilmente trabalhar com 64 usuarios normais conectados.

> sobre a potencia.... seria interessante entrar no site da ANATEL....
> para verificar os produtos homologados...... produtos com potencia alta
> dificilmente sao homologados :)

Outras questoes ficam por conta da quantidade de antenas proximas, isso
pode exigir um projeto mais bem pensado, nao so em relacao a potencia mas
em relacao a frequencia e tipo de antena, por exemplo.

Por conta de falta de projetos ou projetos amadores, que as grandes
cidades estao no jeito que estao.

./nelson -murilo