[GTER] freebsd+ponto de acesso

Daniel Dias Gonçalves daniel at dgnetwork.com.br
Mon Sep 12 22:28:11 -03 2005

Rogério Moura escreveu:

>Ola pessoal!!
>
>alguem já implementou um AP com freebsd???
>
>gostaria de saber qual hardware foi usado, principalmente as placas
>wireless porque estou querendo fazer uma solução outdoor...
>
>performance?? quantos clientes conectados....
>
>e qual documentação a seguir??
>--

Olha, tenho muita experiência com isto, se você está pensando em montar
esta solução para ficar "no tempo", eu recomendo você colocar o FreeBSD
rodando em uma memória flash (Read Only) e utilizar cartões ou placas
com chipset Prism ou Atheros. No FreeBSD 6.0 existe várias features
novas para o driver wi(4) e ath(4), features esta, presente em vários
APs comerciais.
A performance e hardware vai depender de qual protocolo será trafegado
na rede, se o ap terá firewall, nat, número de enlaces de rádio,
frequência, antenas e controle de tráfego.

Atenciosamente,

--
Daniel Dias Gonçalves
DGNET Network Solutions