[GTER] Experiência sobre Criptografia em Redes Locais

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Sep 8 09:50:42 -03 2005

On Wed, 7 Sep 2005, Hideki Nakamura wrote:

> com criptografia do tráfego de uma rede local. Estamos desenvolvendo nosso
> trabalho baseado no Windows 2003 Server e Windows XP Professional que
> oferecem suporte a IPSec, através de diretivas de grupo. Apesar de estar
> sendo aplicado aos produtos Microsoft na nossa monografia, o o foco é a
> criptografia do tráfego em redes locais. Sei de várias empresas utilizando
> IPSec para VPN, Wireless, etc. Porém, não tenho conhecimento de organizações
> que fazem o uso de criptografia em suas redes locais (em qualquer escala -
> 10, 1000 ou 10.000 hosts, exceto em casos isolados como SSH).

pode haver motivos para cifrar o tráfego local (medo de espionagem via
wire-tapping, por exemplo) mas há excelentes motivos para não fazê-lo
(impossibilidade prática de realizar certos diagnósticos), há que pesar
com cuidado os prós e contras. Em princípio não acho sensato cifrar todo o
tráfego da rede, deixando o assunto para um nível mais alto, aplicações
que sejam sensíveis que usem TLS ou redes virtuais IPsec sobre a rede
local.

Note que voce não estará livre da interceptação pois os usuários dessa
rede cifrada tem que ter acesso aos certificados, de modo que também tem
como fazer o chamado "man in the middle".

existem switches que tem criptografia embutida, seria bom conhecer estes
equipamentos.

> [...]
> plataforma, os motivos que os LEVARAM a fazer isso (por exemplo, "porque
> tivemos um caso de interceptação de dados na nossa rede local"), os motivos
> pelos quais NÃO FIZERAM ou NÃO VÃO FAZER isso (por exemplo, dúvidas quanto a
> performance ?), em que protocolos estão fazendo isso (por exemplo, correio
> eletrônico, servidor de arquivos, etc) e em que escala (TODA A REDE ? 10 % ?
> 20 % ?). Entendo que isso faça sentido em vários casos, afinal muitos de nós
> usamos SSH ao invés de Telnet, por motivos semelhantes.

a razão para usar ssh em vez de telnet é o fato de que telnet passa a
senha em texto claro. o engraçado é que ftp, http, pop, imap, etc. também
passam senhas em texto claro e causam muito menos espécie que o famigerado
telnet.

se o objetivo é proteger senhas, todos os protocolos em que senhas
transitam em claro devem rodar em baixo de SSL. Note que é muito mais
seguro passar senha em texto claro em canal seguro do que passar senha
cifrada em canal aberto. Senha cifrada em canal aberto é equivalente a
texto claro. estas considerações independem de estarmos falando de LAN ou
WAN.

resumindo: cifre só da camada de transporte para cima, e só em aplicações
sensíveis. não faz muito sentido cifrar todo o tráfego da rede local.