[GTER] Experiência sobre Criptografia em Redes Locais

Hideki Nakamura hidekinakamura at gmail.com
Wed Sep 7 21:01:28 -03 2005

Boa noite a todos.
Apesar da idade um tanto quanto avançada para isso (34 anos), estou no
último ano de um curso de tecnologia de uma faculdade em São José dos Campos
(Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada - presente também em São Paulo,
Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Afinal, nunca é tarde para se
estudar :). Como assunto para a monografia, o meu grupo escolheu trabalhar
com criptografia do tráfego de uma rede local. Estamos desenvolvendo nosso
trabalho baseado no Windows 2003 Server e Windows XP Professional que
oferecem suporte a IPSec, através de diretivas de grupo. Apesar de estar
sendo aplicado aos produtos Microsoft na nossa monografia, o o foco é a
criptografia do tráfego em redes locais. Sei de várias empresas utilizando
IPSec para VPN, Wireless, etc. Porém, não tenho conhecimento de organizações
que fazem o uso de criptografia em suas redes locais (em qualquer escala -
10, 1000 ou 10.000 hosts, exceto em casos isolados como SSH).
 Monografia à parte, gostaria de receber um retorno dos integrantes dessa
lista, sobre suas experiências com esse tipo implementação, independente de
plataforma, os motivos que os LEVARAM a fazer isso (por exemplo, "porque
tivemos um caso de interceptação de dados na nossa rede local"), os motivos
pelos quais NÃO FIZERAM ou NÃO VÃO FAZER isso (por exemplo, dúvidas quanto a
performance ?), em que protocolos estão fazendo isso (por exemplo, correio
eletrônico, servidor de arquivos, etc) e em que escala (TODA A REDE ? 10 % ?
20 % ?). Entendo que isso faça sentido em vários casos, afinal muitos de nós
usamos SSH ao invés de Telnet, por motivos semelhantes.
 Antecipadamente agradeço a colaboração de todos.
 Hideki Nakamura