[GTER] Duvidas de balanceamento de links com iproute2

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Mon Oct 17 14:25:54 -02 2005

Perdi o topico original, mas vai numa das respostas mesmo.

O kernel identifica apenas pelo "link-state" da interface. Se ela
estiver fisicamente conectada, e com link ativo, ele assume que o link
esta OK.

Neste caso, voce deve ter algum tipo de "monitor" de estado de conexao,
para tirar a rota default deste link inativo. Um ping a cada "n"
segundos pra tua outra ponta do link, por exemplo, resolve. Pode parecer
uma solucao amadora ("tosca"), mas resolve e e' a mesma utilizada em
varios produtos e protocolos -- que chamam-na por nomes mais bonitos do
que ping.

Um ultimo "porem" desta solucao via iproute2: Voce pode ter alguns
problemas na outra ponta -- algo tipo "mas eu nao pedi nada desse IP,
por que ele ta conversando comigo e na porta desse outro IP? vou
rejeita-lo, ele deve estar tentando fazer spoofing...".

--
Alexandre