[GTER] Conexão Multiplas redes

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Mon Oct 17 13:34:47 -02 2005

>  O seguinte, preciso ligar um micro a 7 redes diferentes mas essas 7
> redes nao podem conversar entre si. A comunicação entre esse micro e
> as 7 redes será feita via TCP/IP e conversarei APENAS com os 7
> switchs e nao com as maquinas ligadas a eles.
>
>  Alternativas que pensei em usar:
>  - Usar VLAN, tipo ligar esse micro em um switch e ligar cada um dos
> 7 switch's a esse novo swutch que está ligado ao micro , mas como
> posso fazer que esse micro enchegue as 7 redes e que essas redes nao
> conversem entre si ? Será que um switch camada 3 com roteamento IP
> [...]

	Camada 3? pra que? Ou eu não entendi o problema ou ele é realmente
muito simples. Use um switch com vlans, crie sete vlans nesse switch e
configure para que ele nao faca roteamento entre vlans, ligue cada um
dos outros 7 switchs a uma dessas vlans. (ou seja, cada vlan possui uma
porta nao-tag e uma porta tag - que é a porta onde estará ligada a
máquina). Acrescente essas vlans como vlans "tag" no porta onde vc vai
ligar a maquina, crie interfaces vlan na maquina e desabilite o
roteamento entre elas tb.

	No linux eh facinho de fazer isso... não sei se vc quer usar outra
"coisa".

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br

  The wise programmer is told about Tao and follows it. The average
programmer is told about Tao and searches for it. The foolish
programmer is told about Tao and laughs at it.
  If it were not for laughter, there would be no Tao.
						The Tao Of Programing