[GTER] Contratação de conexão à Internet por Metro Ethernet.

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Thu Oct 13 16:49:48 -03 2005

Alexandre L. Grojsgold wrote:

> Mas não podemos perder a perspectiva do que estamos tratando.
>
> Estamos tratando ee um evento que deve ser *raro* - um mal funcionamento
> de um caminho na rede que exija comutação.
>
> Raramente chamadas de voz podem cair. Afinal, cair uma chamada de voz, na
> PSTN não é tão raro assim ...

Novamente, estamos tratando de coisas distintas aqui:

1- Em mercados regulados pelo FCC, outages sao serias, muito serias
2- Em um OC3 TDM, sao 2000 chamadas, nao estamos falando de uma chamada
cair, estamos falando de 2000 chamadas cairem, se UMA porta fizer
switchover.
3- Isto e' oc3, acesso, imagine um OC48, com ate 4*4*OC3

Concordo em genero numero e grau que Voz <> Dados.
PS: Existem varios eventos de manutencao periodica que envolvem fazer um
switchover the active x protected para ver se os cartoes estao ok
Nao caem as chamadas em redes carrier grade, ou ja pensou... :-)

Pelo que entendo, muito da preocupacao do MPLS Fast-reroute, vrrp
fast-timers, ospf com timers <s e etc, sao relacionados com estes
'servicos legado' de voz.

Por outro lado, eu ja tive design de rede para banco onde se usava como
target para a reconvergencia, 5 minutos. Era relacionado com
escalabilidade, links entre varias ilhas do caribe com VPNs conectando
tudo isto.