Re: [GTER] Contratação de conexão à Internet por Metro Ethernet.

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Oct 12 13:01:24 -03 2005

> Rubens,
> Em alguns produtos, existe um tipo de 'protocolo L2 para deteccao de
> problemas'. No PP 8600 e' o VLACP, e pode ter tempos de convergencias
> bem baixos (de cabeca, era para ter 100s de ms como maximo, acho que o
> objetivo final era 50ms, como APS)
> Obviamente, depende de ter isto 'em ambos os lados' :-), e estou certo
> que cada fabricante tem um 'equivalente funcional'.

Sim, cada fabricante tem sua proposta, uma extensão ao Ethernet
convencional. Eu torço para que logo exista uma padronização que dê ao
Ethernet recursos de OAM como os disponíveis em PPP e ATM, mas quase
sempre as propostas de acesso Ethernet não incluem um CPE. Assim,
qualquer tipo de recurso proprietário dependeria de aquisição de uma
marca/modelo específico de switch ou switch-router pelo cliente,
tirando uma das vantagens do acesso Ethernet que é o baixo custo
relativo do terminal (quer seja uma placa de rede ou uma porta de
switch).

Rubens