[GTER] Contratação de conexão à Internet por Metro Ethernet.

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Oct 12 09:41:45 -03 2005

Rubens Kuhl Jr. wrote:
> 2) POS com PPP ou HDLC tem controle de keep-alive do circuito... em
> Ethernet convencional, não se sabe quando algo caiu. Assim, se não
> houver um protocolo dinâmico de roteamento para perceber a queda do
> link, você não vai saber que ele caiu (a não ser que a perda de
> potência óptica seja muito evidente)... mesmo para situações de rota
> única para a Internet, acho interessante ter BGP nesse circuito. Mesmo
> que seja com a operadora anunciando só a rota default, o cliente não
> anunciando nada, e o protocolo estando lá só para te dizer se o link
> [...]

Rubens,
Em alguns produtos, existe um tipo de 'protocolo L2 para deteccao de
problemas'. No PP 8600 e' o VLACP, e pode ter tempos de convergencias
bem baixos (de cabeca, era para ter 100s de ms como maximo, acho que o
objetivo final era 50ms, como APS)
Obviamente, depende de ter isto 'em ambos os lados' :-), e estou certo
que cada fabricante tem um 'equivalente funcional'.