[GTER] DNS Reverso no Speedy Home da Telefônica

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Oct 10 10:33:22 -03 2005

Lao DanTong wrote:

> o speedy home não tem IP fixo, o endereço IP é obtido por DHCP. embora o
> prazo de leasing seja bem grande, nada garante que seu IP se mantenha.
>
> Speedy home não serve para o que você quer. Contrate um serviço de
> Internet profissional, ou pelo menos com IP fixo.

Humm...
Speedy e' DHCP ou e' via PPP mesmo, com negociacao do IP via IPCP ?

Porem, Julio, complementando o que o Lao esta falando, e':
1- Seu IP nao sendo fixo, quer dizer que vao existir 'janelas' de tempo
em que, mesmo com dynamic DNS, o seu MX vai estar 'fora do ar'
(TTL/cache de dns e etc)
2- Dependendo do seu provedor, voce pode contratar um IP fixo para
servico home ou ter que fazer upgrade para servico "comercial/business",
isto e', onde voce pode ter IP fixo.

Eu sei que alguns provedores DSL tambem filtram a porta 25 nos clientes
home, entrantes E/OU saintes, isto deve ser relativamente facil de voce
testar, com um telnet x.x.x.x 25 de uma maquina externa.

E, ultimos detalhes:

- Sempre se certifique que voce nao e' um 'open relay' (www.ordb.org tem
teste disto), o bando de ratos/spammers ai fora explora relays abertos
bem rapido.
- Se for viavel, mande seu email via smarthosting no servidor SMTP do
provedor, afinal de contas, tem muitos ranges DSLs que sao 'bloqueados',
exatamente para evitar spam.
- Verifique se o seu provedor permite no termos&condicoes/AUP deles que
voce rode servidores no seu DSL.