[GTER] Criação de um servidor DNS "zoneless".

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Tue Nov 22 13:25:20 -02 2005

Senhores,

Não sei se este é o foro adequado para a pergunta, mas peço tolerância dos moderadores.

Exerço, em parceria com os profissionais de operação do nosso "datacenter", a administração de um parque legado de máquinas AIX 4.3.X, a maior parte em dois "clusters" SP, e outras fora desse conjunto.

Uma vez que elas possuem diversas placas de rede (para a rede corporativa, para a rede interna dos "frames" SP e para uma rede Ethernet Gigabit que as interliga), com vários endereços IP distintos (todos internos, como prescreve a RFC1918), foi implementada, na época, a resolução de nomes local por /etc/hosts. Assim, por exemplo, a máquina chamada botafogo possui em seu /etc/hosts entradas para botafogo_i (172.16.X.X) e botafogo_sw (172.17.X.X). Sei que os nomes fogem da praxe de configuração, mas trata-se de sistemas legados e não tenho como mudar isso (impacta em configuração de SGBDs).

Meu problema é que ao longo do tempo, devido a diversas reconfigurações dos "frames" SP, esses /etc/hosts foram sendo modificados e se tornaram confusos, com hostnames terminados em _* (underscore alguma coisa ;-)) apontando para mais de um mesmo IP.

É possível instalar em algum servidor um BIND "zoneless", de maneira a  eliminar essas tabelas /etc/hosts, unificar as configurações e eliminar os equívocos na edição manual desses arquivos?

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
GTER 20/GTS 02.05 - Participe!