[GTER] Cisco 2600 - 2 Links Internet - Problemas de naveação

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Nov 14 17:56:52 -02 2005

On Mon, 14 Nov 2005, Diogo Duarte wrote:

> Então o problema é o seguinte, se o host de SP tem IP da Impsat, e forço que
> a comunicação do nordeste seja feita pelo link da EBT, não tenho
> conectividade, mas agora se o host de SP tem IP da EBT e forço a saída pela
> própria EBT tudo funciona perfeitamente!

isto devia ser óbvio, não?

> Vocês tem idéia do que pode ser, é possível haver alguma ACL ou algo do tipo
> na rede da EBT? Chegaram a me falar sobre anti-spoof, mas desconheço isto!

negativo. o problema está no endereço de retorno em relação aos teus hosts
remotos, forçando o endereço de origem = endereço embratel nos pacotes de
VoIP.

note que o endereço IP é propriedade de interface, não de máquina, de modo
que teu roteador pode (e, nesse caso, deve) ter mais de um endereço IP,
pelo menos um para cada serial.

como você não está fazendo dual-homing de verdade, você vai ter que
arranjar algum esquem de policy routing para fazer com que seus pacotes de
VoIP saiam com endereço da embratel. NAT pode resolver.