[GTER] Cisco 2600 - 2 Links Internet - Problemas de naveação

Diogo Duarte diogodds at gmail.com
Mon Nov 14 16:35:15 -02 2005

Pessoal, boa tarde, estou passando por um problema e por isto pesso a
ajudade de vocês!

Minha empresa possui uma aplicação VoIP onde há um softswitch em SP
gerenciando GW's de voz em todo Brasil. Toda a rede de SP era sustentada por
um link de Internet da Impsat, já nas demais filiais todos os links de
internet são da EBT. Devido a problemas de latência e perdas de pacotes num
ponto de troca de trafego entre EBT e Impsat resolvemos adquirir um link de
internet da EBT para SP.
Ambos os links estão em um router Cisco 2600.

Aí que começa o problema, todos os hosts de SP estão configurados com o
endereçamento ip fornecido pela Impsat, eu tinha decidido fazewr o seguinte,
deixa uma routa default no cisco para o link da Impsat, e criar rotas
estáticas para comunicação entre a rede SP com os GW's do Nordeste através
do link da EBT. O que vem acontecendo é o seguinte, fiz esta configuração no
Cisco, e notei que os equipamentos de SP perderam conectividade com os
equipamentos do Nordeste, o estranho é que de dentro do router eu via que a
comunicação estava ok através de testes de ping e tracert, então resolvi
fazer o seguinte teste, atribuir um endereço IP da EBT em um host e realizar
os testes de ping e tracert, tudo perfeito!

Então o problema é o seguinte, se o host de SP tem IP da Impsat, e forço que
a comunicação do nordeste seja feita pelo link da EBT, não tenho
conectividade, mas agora se o host de SP tem IP da EBT e forço a saída pela
própria EBT tudo funciona perfeitamente!

Vocês tem idéia do que pode ser, é possível haver alguma ACL ou algo do tipo
na rede da EBT? Chegaram a me falar sobre anti-spoof, mas desconheço isto!

Peço a ajuda de vocês!

Muito obrigado!

Eng. Diogo