[GTER] Regulamentacao do CABLE !

kiko kiko at uol.com.br
Tue Nov 8 15:37:54 -02 2005


Caro Leonardo,

Não entendi o que você quer dizer com "telefonia IP não sai do papel"... Já há diversas empresas no Brasil e fora, oferecendo serviços para pessoas físicas e jurídicas. Creio que o fato das grandes operadoras de telco não terem apresentado serviços para pessoas físicas (pois para pessoas jurídicas elas já oferecem) se deve apenas ao receio de antecipar a inexorável queda do ARPU em longa distância, que já vem ocorrendo.

Discordo de qualquer tentativa de regulamentação de QoS para esse setor, pois a mesma invariavelmente tenderá a beneficiar as grandes operadoras de telecom, em detrimento da livre iniciativa e da concorrência de mercado no Brasil. 
As empresas internacionais de VoIP também se beneficiariam, pois não estariam sujeitas à regulamentação. Aliás, hoje tais empresas já se beneficiam do fato de não pagarem impostos no Brasil.

Ainda sobre QoS em VoIP, penso que também há grande interesse de fabricantes de aparelhos caríssimos e desnecessários. As tecnologias atuais de VoIP, a tendência de queda da latência de rede e na perda de pacotes, dispensam tais controles. Qualquer um que já tenha usado um softwares moderno para VoIP em ligações PC2PC para falar no exterior, sabe que a qualidade é de fato, melhor do que em uma ligação telefonica.

Para mim, o único aspecto passível de regulação em VoIP é a questão das chamadas de emergência e o suporte a soliticações judiciais (grampo). A própria FCC já manifestou em diversas ocasiões que não pretende regulamentar outros aspectos relacionados à VoIP, além destes.

Abraços

Francisco G. Matos

> Caro Abelardo.
>  
> Voce vai me desculpar entrar na conversa a favor da anatel, mas em um ponto voce ha de concordar comigo. Qualquer tipo de radiodifusão tem que ser regulamentado em qualquer lugar do mundo. O espectro de radiofrequência é estreito e é público. Se ninguém tomar conta vira o caos. A FCC americana exige controle de emissão de forno microondas a brinquedos de controle remoto, etc. A questão está em saber se o orgão regulamentador atende aos interesses da sociedade e promove uma política de democratizacão do acesso aos meios de comunicacão ou não passa de um joguete na mão dos grandes players da telecomunicação que atua no Brasil. O que eu tenho visto é que a Anatel pisa feio na bola quando tem que bater de frente com algumas operadoras. Cito também a explosão das rádios piratas no Brasil. Numa análise fria, as rádios piratas são um estorvo. Mas também representam uma forma de democratização do acesso ao expectro, ou seja, ha uma demanda por regulamentação das ditas 'comunitárias'. É
>  preciso um orgão moderador para conciliar esses interesses. Cade a Anatel nessa hora...
> E a telefonia IP que não sai do papel porque ninguem apresenta um padrão aberto de QoS para o serviço... 
> Na época do Detel, a fiscalização em todos os aspectos era mais rigorosa. Quem tentava modular de casa com uma 'bota' sabe disso. Telecomunicação sempre deu muito dinheiro. é um dos melhores negócios do mundo e a gente sempre conviveu com a idéia de que isso era responsabilidade do governo. Agora, com o sistema privatizado, estamos vendo as brigas de cachorro grande pelo mercado. Com a Anatel já está ruim, imagina sem.
> Regulamentação tem que ter. Agencia reguladora também. 
> Nós precisamos clamar pela Anatel que merecemos. 
>  
> Saudaçoes
> 
> 		
> ---------------------------------
>  Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis.
> Instale o discador agora!
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> 




More information about the gter mailing list