[GTER] Re: OT - Criacao de uma nova lista Windows x Linux

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Tue May 31 16:30:49 -03 2005

Alvaro <alvaro at comp.ita.br> writes:

> O ponto que realmente interessa é que para podermos adotar uma posição de
> independência com relação ao software proprietário será necessário formar toda
> uma geração de profissionais qualificados para fazer com que as soluções
> "livres" efetivamente funcionem nas empresas e órgãos governamentais.

Acho que o problema é mais "embaixo".  O governo não contrata qualidade, ele
contrata preço e quem tem melhor lobby.  Possuo vários conhecidos em cargos
não tão altos em diversos órgãos governamentais.  O que escuto deixa-me de
cabelos em pé.  Infelizmente.

> A realidade é que as universidades, faculdades e outros cursos atuais NÃO
> formam essas pessoas. Quem conhece a realidade do mercado, sabe que elas
> também não formam a quantidade de pessoas com a capacitação necessária em
> software proprietário...

A maioria das universidades públicas dá a base necessária para o profissional
desenvolver-se.  As melhores particulares fazem o mesmo.  A maioria das
universidades de fundo de quintal, entretanto, não conseguem nem fornecer
isso.

O profissional que não pensa será ruim em qualquer área e com qualquer tipo de
software, seja ele livre ou proprietário.

> A grande pergunta que precisa ser respondida é: quem fará o software livre
> funcionar e evoluir no país ? O governo ?...rs...As empresas ? As
> Universidades ? Ou será que teremos de apelar para a divina providência ?

Acho que devemos fazer nossa parte e exigir qualidade.  E cobrar que tal
qualidade conste em contratos assinados com os profissionais.  Devemos fazer
valer nossos direitos.

Quando os profissionais ruins começarem a ser multados e penalizados por não
entregarem o que prometeram, as coisas começarão a ficar mais séria, maiores
investimentos serão feitos na qualificação de todos, muitos "picaretas" --
infelizmente dão-se muito bem em nossa área... -- passarão a atuar em outras
áreas ou a fazer estragos bem menores e nosso trabalho será valorizado.

Sem o cliente exigir, o mercado não vai disponibilizar.  Triste, mas é a
realidade.

--
Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com