[GTER] OT - Criacao de uma nova lista Windows x Linux

"Edison (Júnior)" edison at coslinux.com.br
Tue May 31 13:01:14 -03 2005

> [...]
> empresa desenvolvedora no valor da licença. O que muitas pessoas
> esquecem é que a empresa desenvolvedora do software tbm irá pagar Y
> para o governo, na forma de impostos, ISS, ICMS, etc que são
> recolhidos na emissão de cada nota fiscal de venda. É importante
> verificar que, em cada licença comprada, uma parte do $$$ retorna na
> forma de impostos para o governo local (municipal, estadual e
> federal). Agora se os impostos são empregados da forma incorreta, esse
> é um problema do governo, não da empresa que desenvolveu o software.

Minha empresa presta serviços de informática e desenvolve softwares bem
específicos. Nossa principal fonte de renda é com o uso de software open
source. Nós instalamos, modificamos, traduzimos  e treinamos. Quando
emitimos uma nota fiscal de serviço, pagamos por ela cerca de 16,7% de
imposto ( nossa empresa está registrada em Campinas/SP ). Também temos
que declarar imposto de renda de Pessoa Jurídica sobre o Lucro
presumido.  Pagamos alta taxas tributárias. Duvido que a carga cobrada
pela venda de um software proprietário, como você mencionou, ultrapasse
a carga de impostos sobre serviços.

> [...]
> conhecimentos voltados para a instalação/administração de um sistema
> operacional Linux, *BSD, etc, é muito mais elevado que de um
> profissional de software proprietário, no caso Windows 2K/2k3 (acessem
> www.apinfo.com e comprovem), sendo o principal motivo é que existem
> poucos profissionais com conhecimento em OSS (lei da oferta/procura).
> Até que a massa crítica de profissionais com conhecimentos em OSS
> aumente, estaremos nesta situação "estranha", onde a economia na
> compra da licença é gasta com os profissionais que farão a instalação.

Conheço *pouquíssimos* profissionais que conhecem *bem* Windows 2k/2k3 e
o valor hora deles é bem caro. O que acontece é que em Windows existe
uma multidão que conhece superficialmente as soluções e cobram pouco por
isso. Quando você precisa de serviço de profissionais que realmente
entende de Windows, também irá custar caro.

Precisei de um profissional que conhece bem Novel 4.11. Entre os valores
de horas praticados no mercado a dele foi a mais cara. O cliente pagou
bem caro por um profissional desse, pelo fato de existirem poucas
pessoas que ainda trabalham com Novel. (lei da oferta/procura). Isso
significa que, se o Linux continuar no rítimo de crescimento que tem
ocorrido, logo, um profissional Windows custará bem mais caro que um
"Open Source" ( é a lei da oferta/procura ).

> Olhando sobre a ótica do governo, a arrecadação de impostos sobre a
> venda de um produto (seja qual for), é muito maior que a arrecadação
> de impostos sobre uma contratacão CLT. Sendo assim, o governo lucra
> mais nos impostos com a venda de licenças pelas empresas
> desenvolvedoras de software (nacionais, internacionais, etc), do que
> na geração de empregos.

Você sabe quanto uma pessoa, por CLT, paga de impostos se ela receber R$
3.200,00 por mês? Faça a conta corretamente. Só de imposto de renda ela
terá que pagar cerca de 27%.

Você esqueceu de considerar, nos seus cálculos,  que daqui a uns 6 meses
mais ou menos a Microsoft vai lançar uma nova versão do Office ou do
Windows e milhares de empresas brasileiras, além do próprio Governo,
terão que pagar pela atualização de cada umas das máquinas que usam
esses softwares. Milhares de empresas terão que pagar por essas
atualizações e ver seu precioso capital sendo investido em algo que não
dá retorno algum. E isso continuará acontecendo ciclicamente. Você
também não considerou o fato das empresas terem que pagar por novas
aplicações de gestão porque o software em clipper que elas possuem, e
que gerencia bem as informações atualmente, não rodará na próxima versão
do Windows.

O software proprietário custa caro para as empresas e isso também afeta
o Governo. O Software proprietário é mais caro para as empresas e para o
Brasil a curto e longo prazo cara.

Acompanhei de perto uma empresa pública ter que cancelar o
desenvolvimento de um sistema de gestão, onde houve 2 anos de intenso
trabalho, porque houve desacordo comercial na implantação do mesmo. O
resultado foi que todo nosso trabalho foi pro espaço. Ficamos com uma
ferramenta incompleta em que não podemos nem ao menos modificá-la. Se
fosse open source a história seria diferente.

Detesto essa política de software proprietário, a exemplo da Microsoft,
e trabalho bastante para que esse conceito, definitivamente, morra.

[ ] 's

Edison Bortolin