[GTER] OT - Criacao de uma nova lista Windows x Linux

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue May 31 12:24:32 -03 2005

Cesar Camargos wrote:
> A minha preocupação maior, é caso baixem um lei obrigando a utilizar
> software livre. Nao estamos falando somente de Microsoft, mas tambem de IBM,
> ORACLE, SAP, Novell... Além de todas as empresas brasileiras que produzem
> software.

    De certa forma, já existe tal lei.  O governo deve sempre fazer suas
compras considerando o menor custo.  O que há de novo é uma recomendação
para que se use o software livre, pois muitas vezes ele não é usado
simplesmente por preconceito ou desconhecimento.

    Eu iria ainda mais longe.  O motivo de usar software livre não é o
custo.  Claro que o custo ajuda a tomar decisões, mas não é o fator mais
importante.

    Sejamos sinceros, as universidades brasileiras, maior foco do
software livre nacionais, nunca foram muito de pagar por software.  Se
tivesse que usar Windows pirata, usavam e pronto.  A vantagem do free
software, onde free é de livre, e não de gratuito, está na liberdade que
você tem de explorar, aprender e modificar o software.  Está na
liberdade de não depender de uma empresa e dos custos que ela escolher
para cobrar as licenças.  Na liberdade de, sabendo um pouco mais,
resolver o seu problema sozinho, pois o suporte de tais empresas quase
nunca resolve, a menos que você seja um cliente plusplusgoldplus que
paga milhões de unidades monetárias por ano para ter suporte particular.
 Está na liberdade de, em se tendo uma idéia, poder implementá-la e se
for boa, compartilhar com a sociedade.

> Concordo que o MySQL é bom, mas substituir toda a base do governo em Oracle
> para MySQL nao me parece uma boa opção.
>
> Neste momento não estou preocupado com o que é melhor (livrexProprietario),
> mas sim que algum politico interessado em ganhar votos crie uma lei absurda
> e com certeza vai aparecer muita gente dando apoio.

    A mesma lei tem suas salvaguardas.  Nem sempre a solução mais barata
resolve o problema.  Por isso, em casos onde a solução mais barata seja
realmente insuficiente, pode-se usar uma outra mais cara.

    É óbvio que MySQL, PostgreSQL, etc não são tão bons quanto um
Oracle, ou por que não dizer, um Sybase, digo, M$ SQL.  Mas para fazer
um cadastro de usuários que visitaram um site, ou coisinhas pequenas do
gênero, não há a menor necessidade de usar um SQL pago.  Eu diria
inclusive que a maioria das coisas feitas com MySQL nem precisaria de
MySQL, poderia ser feito com BerkeleyDB de forma muito mais simples e
eficiente.

    Mas tenho que concordar, fanáticos existem em todas as facções.
Desde gente que diz que somente software livre é a solução, a gente que
usa percentuais de impostos para tentar justificar o uso de software
proprietário.  Curiosamente, eu apostaria que as pessoas de ambos os
extremos são ineficientes na função oposta.  Um fanático de software
livre provavelmente nunca usou um sistema comercial a sério, e um
fanático por software comercial nunca usou um software livre a sério.
Ambos devem ter tentados uma vez, e não gostaram, simplesmente por que
não sabiam usar ou talvez por que não queriam mesmo gostar...

    Mas o mundo não é feito de gostos, mas de realidades.  A realidade
que resolver os problemas de forma mais eficiente vai vencer.  Talvez
daqui a 10 anos não seja nenhuma das que conhecemos hoje.  Então por que
a briga?