[GTER] problema com windows (mais um)

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Tue May 10 20:45:57 -03 2005

Citando Rija <ricrija at gmail.com>:

> Se está documentado, a Microsoft está ciente e infelizmente isto não é
> difícil de acontecer. Muitas coisas no KB estão com respostas deste
> tipo (nós reconhecemos o erro e estamos verificando, entre em contato
> conosco, te vira, etc :-).
>
> Já que entramos no mérito de sistemas operacionais e afins.
> Não sou defensor da plataforma e longe de criar polemicas, mas eu
> sempre tive uma curiosidade quanto ao Linux in-a-box (Red Hat, Debian,
> etc). Existe algum case de sucesso grande onde o Linux "in-a-box" foi
> instalado e permanecido de forma default, isto é, sem alterações no
> [...]

Isso é justamente o que difere um Unix de um Windows. No Windows, você não pode
mecher em, por exemplo, quais drivers padrão serão carregados. Tanto que, ele
carrega um monte de drivers de hardware que você não tem, mas ele os carrega
mesmo assim.

O modo de detecção de dispositivos dele é um processo similar. Ele, ao invés de
solicitar à máquina via BIOS uma relação de dispositivos instalados, vai
fazendo probe de cada dispositivo que ele conhece pra tentar achar algum
conhecido.

No mundo Unix, você tem essa "autonomia": o sistema é teu, faça bom proveito
dele. Se quiser detoná-lo, vá em frente.

Já usei, por muito tempo, sistemas "in a box", desenvolvi e vendi muita solução
"in a box". Mas isto varia caso a caso pela necessidade. Pra mim serve, mas,
pra outra pessoa, será que vai servir?

Pra algum grande "case" de sucesso, acho que não deve existir alguma coisa desse
porte. Nem com Linux "in a box", nem com Windows "NNF". Os grandes tem muitas
necessidades, e algumas são específicas demais pra serem definidas como
"default".

--
Alexandre Hautequest