[GTER] problema com windows (mais um)

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue May 10 09:49:15 -03 2005

On Tue, 10 May 2005, Leandro Pereira de Lima e Silva wrote:

> Eh uma vergonha isso. Em plena crise global de IPs, a Microsoft
> sugere que joguemos alguns milhares/milhoes deles no lixo.

peraí, não há tal crise, pode perguntar para o povo dos LIR/RIR. IPs ainda
tem de monte e o problema não é ter que queimar pouco menos de 1% dos
endereços (sim, porque parece que o endereço all-zeroes também é tratado
equivocadamente). O problema é não seuguir as benditas RFCs. Uma máquina
só pode saber que dado endereço é de broadcast se for de uma de suas
interfaces locais, ela não pode "adivinhar" como as outras redes estão
subdivididas. Tabelas de rota baseadas nas antigas classes A, B, C já eram
há muito tempo, desde o meio dos anos 90 se usa 'classless'. O que não
entendo é como esse erro persiste. e, como já disseram aqui, erro
documentado é feature, quem aloca IPs tem que tomar cuidado para não
alocar um que não seja aceito pelas máquinas da microsoft, porque entre os
clientes, haverá certamente alguns que rodam windows. Um exemplo é um
servidor DHCP em uma rede de acesso. Vamos supor que ele tenha os
endereços 200.231.50.0/23 para alocar. Em vez de configurar um único
bloco, ele deve ser configurado com dois blocos, 200.231.50.0/24 e
200.231.51.0/24, com o cuidado de excluir o primeiro e último endereços de
cada bloco.

Eu gostaria que alguém que entende de windows propusesse alguma correção
ou levasse o caso à microsoft. Eu não sou usuário de microsoft, acho
windows complicado demais e quero manter uma distância segura dele.