[GTER] Internacionalização do BIND.

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Mon May 9 13:53:50 -03 2005

Frederico A C Neves wrote:
> Não precisa reconfigurar nada nem o squid. O Firefox que o Jonny usou
> ou não tem suporte a IDN ou está desabilitado (veja: about:config
> Filter: IDN, network.enabledIDN deve estar true). Devido a

Está true, mas voce está certo:

Agora o erro foi diferente:

Na tentativa de recuperar a URL: http://www.xn--podeaucar-l2a2c.com.br/

O seguinte erro foi encontrado:

    Incapaz de determinar o endereço IP através do nome do host
www.xn--podeaucar-l2a2c.com.br

Devo ter feito alguma besteira da outra vez...   :-(

> A primeira coisa que o cliente (browser, mua etc...) quando suporta
> IDN vai fazer é converter o domínio em Unicode para ACE
> (AsciiCompatibleEncoding), e isto é um domínio vanila como outro
> qualquer mas começa em xn--.....
>
> O squid, o postfix etc... vão ver apenas ACE. Nada de Unicode.

Isso me consola, no sentido de que alguém ainda tem cérebro nas
entidades normatizadoras.  Mudar o DNS para algo diferente de ASCII
nessa altura do campeonato seria loucura!  Basta ver a zona que o IPv6
está causando para imaginar algo igual.