RES: [GTER] Internacionalização do BIND.

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Thu May 5 14:34:36 -03 2005

não é foco da lista, mas lá vão meus dois centavos...
1- se houvesse a preocupação de receita, já teriamos
feito isso há uns dois anos... (aliás, não teríamos
mantido as restrições de 1 por CGC, depois 10 por
CGC por tanto tempo...)
2- a preocupação (ao menos a minha) é manter a
posição de deter 90% dos domínios no Brasil. acho
realmente bom que os brasileiros gostam (e continuem
gostando) de registar com .br no final. acho que
semântica nos domínios sempre é bom, e a marca
brasileira nisso é positiva. Com o aumento da
atratividade do mercado brasileiro de domínios, não
queremos ficar com a "pecha" de sermos avessos
ao "progresso", ou de prejudicar o uso da língua
portuguesa nos domínios. Ou ter que dizer aos
que querem "cãodecaça" que tem que procurar outro
registro... (you know who) (afinal, "caça" e "caca" são
bem diferentes, certo?  :-)
3- quanto a cobrar ou não cobrar, não podemos
alterar a regra que já tínhamos com o hífen:
lembrem-se que o hífen se comporta do mesmo
modo que IDN nesse aspecto, ou seja, coca-cola
mapeia em cocacola, o  mesmo se passa com
co-cacola, c-ocaola, cocac-ola etc etc. E todos
funcionam como domínios normais (se registrados...)
pagando os 30.00 reais/ano. em suma, estariamos
"complicando" a regra. e, de mais a mais, quem
quiser variações provavelmente é quem quer
proteger marcas, e esse pessoal não se preocupa
com 30 reais/ano para protegê-las...
demi