Re: [GTER] Domínios em Po rtuguês

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Thu May 5 12:02:43 -03 2005

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.

"Por que 100? Bastaria
um se eu estivesse errado!"
--Albert Einstein, sobre o livro dos nazistas
"100 cientistas contra Einstein".
[...]

creio que uma estratégia de migração mais interessante do que mexer nas
aplicações propriamente seria mexer no resolver e deixar por conta dele
traduzir unicode -> punycode e vice versa. bem, como o resolver é uma
biblioteca da aplicação a coisa não deixa de ser feito no nível da
aplicação, apenas o código fonte da aplicação não precisaria ser mexido.

acho que implementar no "resolver" seria mais complicado porque todos os servidores DNS da praça teriam de ser reconfigurados. isso implicaria em perda da tradicional estabilidade da internet (mais cedo ou mais tarde seu provedor teria de parar os serviços para modificar os DNS, ou seja, indisponibilidade temporária). um cliente não consegue resolver um nome? paciência. um serviço DNS indisponível por erro de configuração pode trazer custos muito maiores para o seu (dele) proprietário e para os clientes, principalmente de hospedagem.