[GTER] [OT] SPF

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon May 2 19:07:13 -03 2005

On Mon, 2 May 2005, Frederick F. wrote:

> Ok, concordo, só citei as RFC para basear minha "resistência" em aplicá-lo
> no qmail.
>
> Mas em geral, a adoção do SPF nos diversos provedores tanto brasileiros
> quanto do exterior está caminhando?
> Fico pensando em implantar, mas no meio do caminho a adoção parar e ser uma
> tecnologia obsoleta... já que para o SPF funcionar o MTA do destinatário tem
> que estar ativado, diferente das outras estratégias por ai existentes de
> anti-spam.

mais uma razão para adotá-lo. quanto mais gente adotar, mais sentido fará.
e grandões tipo UOL já usam. pense que voce rejeitará todo o lixo com
envelopes do UOL antes que entrem em sua máquina!

além disso é quase indolor. e mesmo que você não vá filtrar mail em função
de SPF pode divulgar o seu SPF, são duas operações totalmente distintas.