[GTER] Indisponibilidade no TIC?

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Mar 21 21:03:14 -03 2005

On Mon, 21 Mar 2005, Tiago N. Sampaio wrote:

> Quanto ao need to frag, depende onde você for acessar..
> pois em redes brasileiras não conheço nenhuma que tenha mtu fora do padrão,
> ou seja
> não é preciso fragmentar os pacotes.

ERRADO: redes de rádio e de satélite se beneficiam muito em usar MTUs
diferente de 1500, as primeiras com valores menores - quanto mais curtos
os pacotes mais chance de sobreviver em ambiente ruidoso - e as segundas
usam MTUs bem maiores que 1500. Túneis de IPSEC também usam MTUs
gigantescos. portanto, não é correta essa afirmação.

> E eu acredito tambem, que isso só seja utilizado em roteadores, pois se algum
> pacote for
> passar para uma rede que tenha que ser dividido, os proprios roteadores fazem
> isso, ou não???

Não, fragmentação tem que ser conhecida da outra ponta pois os roteadores
não remontam os pacotes, pois eles nem tem como. e o pior, é um problema
de diagnóstico dificílimo. funciona de um lugar, não funciona do outro,
coisa de doido mesmo. Caramba, existem normas técnicas, elas devem ser
seguidas!