[GTER] testes de turing acessíveis

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Mar 15 11:53:36 -03 2005

On Tue, 15 Mar 2005, Fernando Ulisses dos Santos wrote:

> <joke>
> Para confundir os OCRs de voz, coloca um gago para ditar as frases.
> </joke>

<humor_negro>ggr-gr-ande i-i-i-dé-i-dé-ia. pode ser aquele cara de
itaquaquecetuba que incapaz de pronunciar o nome da cidade por ser gago,
resolveu mudar. e foi parar em ... pindamonhangaba.</humro_negro>

> Com o avanço da computação, acho muito difícil uma máquina não passar em
> um teste de Turing nos próximos anos, é uma guerra perdida.

e se a IA forte se provar viável, tipo um robô rir de uma piada, aí então,
não tem jeito mesmo.

> Poderíamos propor novos modelos, por exemplo, pedindo sinônimos para
> palavras, ou pedindo para o usuário digitar respostas para frases
> simples, mas um computador poderia ser programado para dar essas
> respostas, baseado em um dicionário, usando IA.
>
> Exemplo: P: "Objeto redondo, usado no jogo de futebol", R: "bola"

ah, mas isso é fácil de quebrar, o "minerador" vai acabar por amostrar uma
boa parte da coleção de frases feitas, porisso um captcha de texto que
funcione não pode se basear totalmente em frases feitas.

a melhor maneira de atacar um captcha é rodar o mesmo programa do lado do
cliente, tentando adivinhar qual é o número aleatório que lhe serviu de
chava (no caso de uma tabela de frases feitas, o índice da frase na
tabela). isso é inspirado na teoria de estimação, por exemplo,
observadores como o filtro de Kalman incorporam um modelo da dinâmica do
sistema observado. recai num problema parecido com criptanálise.

> O único limitante, que impede o uso de scans hoje, é a quantidade de
> processamento utilizada para dar as respostas, que gera custo (tempo)
> para quem está dando o scan.

bingo!

> Hoje são pequenas palavras, amanhã serão frases inteiras, depois serão
> frases embaralhadas, pobre de nós, humanos, usuários legítimos.
>
> A única coisa que poderá denunciar um computador no futuro serão
> respostas perfeitas demais (Exemplo, PI=3.14159235), fornecidas rápidas
> demais, aí poderemos impor um limite nos scans, considerando a
> velocidade que um humano pode absorver a informação (Exemplo, poderia
> consultar um Whois a cada 5 segundos).

ou seja, uma forma de tarpitting. mas neste caso, para que o captcha? bem,
o cara pode fazer a pescaria dele de um número muito grande de estações.
PCs rodando windows e pedindo para serem infectados é o que não falta por
aí, né?