[GTER] Particionamento no linux

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Fri Mar 11 15:23:01 -03 2005

david at infonet.com.br wrote:
> Off-Topic.
>

>  Olá pessoal,
>
>  Tenho um servidor no qual estou expandindo o espaço em disco de um RAID 5 já existente
> adicionando mais 2 unidades de disco físicas.
>  Segundo o suporte do fabricante (Compaq), após a conclusão do processo, o novo espaço
> adicionado ira aparecer para o sistema operacional como um espaço livre não particionado.
> A minha dúvida é a seguinte: qual a melhor ferramente a utilizar (sendo ela do proprio
> sistema operacional ou de terçeiros) que me permita de forma segura eu adicionar esse
> [...]

Se o raid esta sendo feito via hardware, adiciona os discos no pool como
recomendado pelo fabricante do hardware.

Depois disto, use algo como o gparted ou partition magic para aumentar o
espaco do filesystem ext2 ou ext3. Outros filesystems (como reiserfs)
tem ferramentas proprias pra esta situacao.

Lembre-se sempre de ter um backup atualizado e funcional. Mesmo que isto
nao deva causar, problemas acontecem sempre nos piores momentos.

--
Alexandre