[GTER] Balanceamento por pacotes

Rodrigo Simões rodrigo at life.com.br
Wed Mar 2 15:22:51 -03 2005

Amigos,

Como é possivel fazer balanceamento por pacotes no Linux? Eu não posso
simplesmente colocar 2 rotas default, pois o linux faz cache dessas
rotas e aí não funciona legal.

Descobri que existe 2 formas:

1 - Aplicar um patch chamado "equalize" no kernel que permite um "round
robin" entre as interfaces...eu considero essa forma a mais parecida
com o que utilizo no Cisco atualmente. O problema é que esse patch
parece estar descontinuado ou coisa parecida...está meio dificil
encontrá-lo.

2 - Usar TEQL. Parece ser a melhor opção, o problema é fazer esse cara
funcionar! É mais parecido com o "loopback" do Cisco...

Na prática vou usar uma PC300 com 2 links Embratel balanceados, por
isso a necessidade. Fisicamente os 2 links funcionam 100% com a PC300
(pingam o outro lado), o problema é balancear mesmo... Detalhe: Estou
fazendo a simulação com placas ethernet mesmo, pra não precisar parar
os links.

Se alguém puder me dar uma luz sobre como fazer isso, ficarei muito
grato!

Atenciosamente,

Rodrigo Simões