[GTER] Gostaria de saber como anda a implantação do sistema de IPV6 no brasil?

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Thu Jun 23 13:46:46 -03 2005

Leandro Pereira de Lima e Silva wrote:
> João, mas qual seria o interesse dos provedores de Internet atuais
> instalarem sistemas ipv6 em suas
> maquinas se seus usuarios querem acessar sites que sao acessiveis via
> ipv4 e a maioria somente via ipv4?
> Sera que isso nao gera um circulo vicioso?

     Gera.  Por isso os primeiros a fazerem a migracao devem ser os
servidores, os provedores de conteudo.

     No fundo isso ja esta acontecendo, pelo mesmo caminho da Internet
em V4: Via universidades.  As melhores universidades de tecnologia do
mundo ja estao todas em IPv6 falando entre si.  O resto vem com o tempo.

     Achei interessante a observacao dele sobre o Google nao ter ainda
IPv6.  Mas isso nao eh uma falha fatal.  Apenas indica que a Grande
Migracao (TM) ainda nao comecou.  Estamos nos primordios.  A Internet
demorou aprox. 20 anos para ser tornar popular, por que o IPv6 tem que
ficar popular em tao pouco tempo?

> Nao sou do tempo da BitNet, mas acho que voce destacou um ponto
> interessante. Voce desconectou da
> BitNet e se conectou a Internet,  como convencer aos usuarios que eles
> devem se desconectar da Internet
> e se conectar a Internet6 ?

     Quando a Internet6 tiver mais usuarios e servicos que a Internet4,
so fica na Internet4 quem nao tem mesmo nenhuma opcao.  E mesmo para
estes o proxy continua sendo uma opcao viavel.

     No caso da BITNET, o forte eram os mainframes.  Com a entrada da
internet, mesmo os mainframes mais conservadores acabaram tendo que dar
suporte ao TCP/IP.  Nao era mais uma questao de opcao, mas de necessidade.

     O mesmo vai acontecer com o IPv6.  Dizem que o grande motivador do
IPv6 vai ser a telefonia celular, ou melhor, os appliances moveis.
Imagina cada japonesinho e chinesinho com um palm conectado na internet.
  Com que enderecos voce acha que eles vao fazer isso?  Podem usar
proxy, verdade, mas isso limita muito o tipo de aplicacoes.  Nao eh a
toa que o maior desenvolvimento de IPv6 esta vindo do Japao.

> Quanto ao Bernstein, acho que ele propos uma solucao sim. Pelo que
> entendi do texto, ele falou em antes
> de colocar os IPv6 em uso, adaptar os softwares para entenderem v6 da
> mesma forma que entendem v4 e
> tornar os 2 compativeis fazendo com que um v6 seja tao compativel com um
> v4, quanto um outro v4,
> nao foi isso?

    Sim.  Mas como?

     Se voce faz programas para comunicacao em redes voce ja deve saber
que isso ja acontece.  Um programa bem feito para IPv4 pode ser
compilado para IPv6 com quase nenhuma modificacao.  Um bom programa nao
deve precisar saber o que eh um endereco IP.  Ele apenas chama uma
funcao de biblioteca com um parametro (hostname) que devolve um tipo
opaco (por acaso um endereco IP, mas poderia ser outra coisa) que eh
repassado para outra funcao que realiza a conexao.  Esta tudo muito bem
descrito nos livros do Comer e do Stevens.

     Alem disso, como fazer os programas serem preparados para uma
mudanca antes dela comecar?  Nos tempos de bitnet nao foi feito assim, e
nao vai ser feito assim no IPv6.