[GTER] Gostaria de saber como anda a implanta ção do sistema de IPV6 no brasil?

Marcos Tadeu marcos at telecom.uff.br
Thu Jun 23 13:05:22 -03 2005

Falando em resucitados... Boa Tarde !:)

Um pouco de "história" para os recem-chegados...
Primeiro: por que IPv6?
O "Projeto IPv6" começou com a intenção de endereçar várias deficiências
do IPv4 original, destacando-se:
1) quantidade de endereços escassos e insuficientes para o mundo que
estava aderindo à Internet;
2) prover alguma segurança para os dados trafegados (VPN com criptografia);
3) prover mobilidade para o usuário.

Por que ainda não vingou?
Porque a microsoft não aderiu ainda. Assim que o IP usado for naturalmente
o IPv6 nos windoze, ele vinga. O problema é político/comercial, não
técnico.

E por que não aderiu?
Por que os problemas 1 e 2 já foram resolvidos na prática, e o 3 não faz
tanta falta assim...
O problema 1 foi resolvido com a adoção em massa da RFC1918 (IPs de uso
privativo .aka. 192.168, 10., 172.16...), associado a NAT/PAT. Isso freiou
o consumo de novos IPs (exceto para as TELE* no Brasil) e deu uma boa
sobrevida para o endereçamento escasso do IPv4.
O problema 2 foi resolvido importando para o IPv4 parte da solução de
segurança do projeto IPv6. Ficou conhecida entre nós como IPsec.
E para mobilidade inventaram o webmail... :) O IPsec (VPNs) também cumpre
esta função.

Lembro de uma palestra no primeiro semestre de 97 na COPPE (estava lá,
Jonny?) de um Francês (não lembro se era o Fdida), em que ele tinha
"certeza" de que, pela necessidade, até o segundo semestre de 98 o mundo
seria quase todo IPv6... Arrisquei um "tem certeza?" e fui limado...

Não entrando em discussões ideológicas, o que o mundo precisava e que "só
o IPv6" poderia resolver, foi resolvido com as "adaptações". E está todo
mundo feliz... Quem não precisou de segurança, continuou no mundinho de
sempre, sem gastar nada com novidades de que não precisava. Quem precisou,
fez um upgrade de IOS ou instalou algo com IPsec ou similar.
E ainda tiveram aqueles ludibriados, mas que ficaram satisfeitos com
brinquedos como PPtP.

Enfim, a necessidade do IPv6 não justificou o investimento nesta
transição. Então, ele vai ficando com aqueles que gostam de pesquisa e
novidades.

Quando aos drives e etc, hoje já está "tudo pronto"...
As aplicações "metidas" a ter sua própria camada de rede que sejam alteradas!

Quanto a BITNET, bem... Acho que fomos uns dos últimos a desligar...
Podia ser lento, mas não tinha HTML nem SPAM! :)  hummm... nem acentuacao,
nao eh mesmo? ALIAS, TODO MUNDO SOH FALAVA GRITANDO! RARARAH (NAO TINHA
EMOTICON) -- e chega de off-topic !

[]s,
Marcos Tadeu