[GTER] Viabilidade Técnica e Financeira Sobre uso de Backbone Internacional

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Fri Jun 17 10:19:47 -03 2005

> Eu tenho uma Rádio WEB que, apesar de ainda ser um hobby pessoal, já atinge
> picos de 500 ouvintes simultâneos e chega a consumir mais 20 Mb de link
> Full.
>

> Manter a estrutura da Rádio no Brasil seria totalmente inviável, visto os
> altos custos praticados pelas operadoras nacionais. Há 2 nos sou cliente da
> Theplanet.com (www.theplanet.com <http://www.theplanet.com/> ) – um
> datacenter com uma estrutura invejável e um custo que cabe no meu bolso –
> tenho 2 servidores dedicados com link de 100 Mb cada, e o valor fica por
> [...]

Eu acho que a solucao economicamente mais viavel seria voce procurar
alguma tele e tentar algum tipo de parceria com eles. Ninguem aqui no
Brasil vai conseguir competir com os precos praticados la fora, e com
esse trafego que voce precisa, vao sugar seu pescoco sem do nem piedade.

Para algumas operadoras isso e' bem interessante -- por exemplo, a
Telefonica cobra do cliente por trafego adicional, entao quanto mais
trafego eles puderem oferecer ao cliente, melhor pra eles mesmos --, mas
para outras nao -- Embratel e' mercado corporativo, nao acredito que
terao interesse nisso.

Claro que isso ira levar a N+1 "porens" impostos (sugeridos) pela tele,
os SLAs praticados por aqui provavelmente serao menores do que os
praticados pelo teu host atual, mas isso quem deve decidir e' voce.

Ou procure uma que hospede la fora mas tenha alguma estrutura aqui no
Brasil pra melhorar o teu peering.

--
Alexandre