[GTER] Viabilidade Técnica e Financeira Sobre uso de Backbone Internacional

Rádio IRCBrasil - André Marcelo andre at ircbrasil.com.br
Thu Jun 16 15:46:59 -03 2005

Olá amigos,

Estou desenvolvendo um plano de negócios e nesse momento estou fazendo o
estudo de viabilidade, e diante de uma dúvida terrível, já fiz consultas ao
cert, Embratel, RNP, Brasil Telecom, MCI, Sprintlink, entre outras, mas nada
consegui de resposta até agora. Fiz inúmeras pesquisas na internet, estou já
a semana inteira em cima disso e nada consegui de concreto. Gostaria de
saber se alguém por aqui poderia me ajudar.

Eu tenho uma Rádio WEB que, apesar de ainda ser um hobby pessoal, já atinge
picos de 500 ouvintes simultâneos e chega a consumir mais 20 Mb de link
Full.

Manter a estrutura da Rádio no Brasil seria totalmente inviável, visto os
altos custos praticados pelas operadoras nacionais. Há 2 nos sou cliente da
Theplanet.com (www.theplanet.com <http://www.theplanet.com/> ) – um
datacenter com uma estrutura invejável e um custo que cabe no meu bolso –
tenho 2 servidores dedicados com link de 100 Mb cada, e o valor fica por
menos de US 1.000,00 ao mês. Se fosse no Brasil, quanto não sairia isso?
Acredito que pelo menos 20 vezes mais.

Sim, volta e meia tenho alguns problemas de roteamento – alguns ouvintes
enviam e-mail falando sobre buffers, mas geralmente são casos isolados que
acontecem em um ou outro roteador. Posso contar nos dedos de uma mão o
número de vezes que tive problemas realmente sérios nesses 2 anos.

Conversando com uma empresa nacional especializada em streaming, fui
informado que, quando eu estiver com uso de link na faixa de 80 Mb ou mais,
começarei a ter problemas de gargalo, pois ainda são poucos os PTTs entre
Brasil e EUA. Agora realmente não sei se ele estava falando sério, ou se foi
papo de vendedor para justificar a venda de seu serviço.

Minhas dúvidas são as seguintes:

- Eu pretendo, se constatar a viabilidade técnica e financeira, ter além da
transmissão de áudio, a transmissão de vídeo também ao vivo direto do
estúdio. Acredito que em 6 meses teremos picos de 5.000 ouvintes
simultâneos, o que, a 64 kbps, consome 350 Mb de link. Ao chegar aos 80 Mb
ou mais de consumo de link, eu realmente terei problemas ?

- Qual o tamanho dos backbones comerciais entre Brasil e EUA? Obtive uma
informação de que hoje temos 10 Gb e uma previsão de aumento para 40 Gb em
pouco tempo. Essa informação procede?

- Partindo para a parte legal, há algum problema em se contratar esses
serviços nos EUA? Atualmente eu alugo no meu cartão de crédito pessoa
física, mas após o registro da Rádio como empresa, irei procurar um método
de pagamento empresarial. Alguém saberia algo a respeito? (na verdade essa
dúvida ainda não é urgente, mas se alguém já tiver alguma idéia a respeito
irá ajudar nos próximos passos do plano de negócios).

Bom, seria isso, gostaria imensamente de contar com a ajuda de vocês para
sanar essas dúvidas.

Atenciosamente,

André Marcelo
Internet Rádio Chat Brasil