[GTER] software mbone

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Tue Jun 7 16:00:19 -03 2005

Artur Hayne wrote:
> Não cara, eu quero saber um software que faça a estação interpretar o enderaçamento classe D dos pacotes de difusão seletiva. qual seria ele? eu vi numa apostila um tal de "winsock" para windows, mas não sei com usar akele treco.

bom... winsock e' uma biblioteca de rede do windows... tipo os "sockets"
 do unix. acredito que o Windows ja receba pacotes multicast como padrao
("route print" no prompt deve dizer se tem rota pra rede 224/4, e se
tiver, deve receber).

> pq velho? ninguem usa mais não eh? eu devo estar desatualizado então.

multicast nunca foi utilizado por muita gente, ele e' muito especifico e
precisa de configuracoes em roteadores que, muitas vezes, voce nao tem
acesso -- sim, ja vi casos de roteadores que descartavam pacotes
multicast validos, e nao eram de uma tele qualquer...

enfim, o (realmente) bom mbone foi substituido pelos seus "concorrentes"
fascinoras e devoradores de banda RealMedia e WindowsMedia, que
continuaram com o desenvolvimento agregando vantagens e beneficios aos
seus produtos.

de repente algum desses dois ai tem suporte a multicast, e com isso, as
aplicacoes de 2000 podem nao serem necessarias.

a proposito, quando usei, usei as duas ferramentas em linux apenas,
nunca em windows. mas, acredito que devam funcionar.

--
Alexandre