[GTER] Limitação de Banda

Daniel F. Marques daniel at nqt.com.br
Fri Jun 3 17:12:17 -03 2005

Essa solução pode ser implemeteda diretamente no seu roteador, a menos
que o IOS não permita.. é um pouco complicada de entender, mas segue o
modelo e ja sabe o caminho das pedras e sobre o que procurar documentação.

interessante ressaltar que o controle é feito em apenas um sentido na
interface, o de entrada, e por isso se coloca a policy-map na wan, para
limitar o download, que na maioria das vezes é o principal

class-map match-all CLIENTE01
  match access-group name CLIENTE01

class-map match-all CLIENTE02_IN
  match access-group name CLIENTE01_IN

policy-map CLIENTE01_IN
  class CLIENTE01_IN
    police 512000 8000 exceed-action drop

policy-map CLIENTE02_IN
  class CLIENTE01_IN
    police 512000 8000 exceed-action drop

policy-map TRAFEGO_WAN
  class CLIENTE01
    police 512000 8000 exceed-action drop
  class CLIENTE02
    police 512000 8000 exceed-action drop

interface FastEthernet0/9
 description CLIENTE01
 no switchport
 bandwidth 512
 ip address A.B.C.D 255.255.255.240
 no ip redirects
 no ip unreachables
 no ip proxy-arp
 load-interval 30
 speed 10
 duplex full
 ntp disable
 service-policy input CLIENTE01_IN
 no cdp enable
!
interface FastEthernet0/10
[...]

interface Serial0/1
 description LINK WAN
 no switchport
 bandwidth 2048
 ip address A.B.C.D 255.255.255.252
 no ip redirects
 no ip unreachables
 no ip proxy-arp
 load-interval 30
  ntp disable
 service-policy input TRAFEGO_WAN
 no cdp enable

!note a utilização de wildcard no lugar da mascara na secao a seguir

ip access-list standard CLIENTE01_IN
 permit A.B.C.D 0.0.0.15

ip access-list standard CLIENTE02_IN
 permit A.B.C.D 0.0.0.15

ip access-list standard CLIENTE01
 permit A.B.C.D 0.0.0.15

ip access-list standard CLIENTE02
 permit A.B.C.D 0.0.0.15

Atenciosamente,

	Daniel F. Marques
	Tecnólogo em Redes
	Nelson Quintas Telecomunicações do Brasil Ltda.

	daniel at nqt.com.br
	+55 21 3723 8294
	+55 21 8133 3252

"Esta mensagem, incluindo seus anexos, é endereçada exclusivamente à(s)
pessoa(s) e/ou instituições acima indicadas e pode conter informações
confidenciais, particulares ou privilegiadas, as quais não podem, sob
qualquer forma ou pretexto, ser utilizadas, divulgadas, alteradas,
impressas ou copiadas, total ou parcialmente, por pessoas não
autorizadas. No caso desta mensagem ser recebida por erro, por favor,
providencie sua exclusão de qualquer sistema e/ou destrua quaisquer
cópias reprográficas, notificando o remetente imediatamente. Eventual
erro de transmissão desta mensagem em nenhuma hipótese constituirá
renúncia à confidencialidade ou a qualquer direito ou prerrogativa
decorrente da mesma."