[GTER] Qmail + Vpopmail + Rsync (Alta disponibilidade de servidor de e-mails)

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Jul 14 14:40:02 -03 2005

On Thu, 14 Jul 2005, Paulo Augusto M. Gontijo wrote:

> Com um detalhe, não preciso que haja alta disponibilidade, ou seja, se uma
> máquina for pro brejo a única coisa que preciso fazer é trocar o cabo de
> rede, não sendo necessário funções como troca de IP automática e tal. Enfim,
> tudo que preciso é de um espelho... a segunda máquina fica ligada em cabo
> cross com a primária e precisa ficar totalmente sincronizada.
> Estou pensando em utilizar o rsync para diretorios como:
> /etc/*
> /var/qmail/*
> /var/spool/quarentena/*

vai dar besteira no /var/qmail/queue. os nomes (números) dos arquivos da
fila são obtidos dos números de inodes, no que eu considero uma das mais
infelizes decisões de projeto do DJB. dificilmente eles vão ser copiados
em mesmos inodes na máquina de destino, o que provocará confusão na certa.

> Quando, utilizando o rsync, um arquivo é removido da máquina primária, o
> mesmo é removido da secundária?

depende das opções: man rsync. man is your friend, man!

> Este sincronismo é feito bit a bit?

até onde voce acreditar em somas criptográficas móveis, sim.