[GTER] Qmail + Vpopmail + Rsync (Alta disponibilidade de servidor de e-mails)

Paulo Augusto M. Gontijo paulo_cissp at yahoo.com.br
Thu Jul 14 14:24:34 -03 2005

Olá pessoas,

antes de descrever uma dúvida que tenho, gostaria de parabenizar o nível da
lista. Para todos os questionamentos que envio sempre recebo excelentes
respostas. Espero poder estar contribuindo tbm com meu conhecimento.
Bem... vamos lá....

Há alguns anos venho trabalhando com a solução Qmail + Vpopmail + SQwebmail
+ QmailAdmin + VQadmin + QmailScanner + Clamd + Mcafee
Funciona que é uma maravilha, já fizemos servidores que armazenam centenas
de domínios e o nível de problemas é muito baixo, mesmo com dois engines de
AV (clamd e mcafee).
Bem... estou para especificar um projeto onde teremos este mesmo servidor só
que agora ele precisará estar replicado, ou seja, alterei um arquivo de conf
em uma máquina ele precisa ser alterado na outra, chegou um e-mail em uma
máquina, o mesmo e-mail precisa de chegar em outra, apagou um e-mail em uma
máquina, preciso que este e-mail seja apagado na outra.
Com um detalhe, não preciso que haja alta disponibilidade, ou seja, se uma
máquina for pro brejo a única coisa que preciso fazer é trocar o cabo de
rede, não sendo necessário funções como troca de IP automática e tal. Enfim,
tudo que preciso é de um espelho... a segunda máquina fica ligada em cabo
cross com a primária e precisa ficar totalmente sincronizada.
Estou pensando em utilizar o rsync para diretorios como:
/etc/*
/var/qmail/*
/var/spool/quarentena/*

Enfim, todos os diretórios que possam ter arquivos alterados.

Alguem já trabalhou com esta solução de maneira eficiente?
Quais problemas posso vir a ter?
Existe alguma tecnologia mais eficiente que o rsync?
Quando, utilizando o rsync, um arquivo é removido da máquina primária, o
mesmo é removido da secundária?
Este sincronismo é feito bit a bit?

Mais uma vez, meu muito obrigado.

Abraços,