[GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sat Jan 29 11:37:25 -02 2005

On Fri, 28 Jan 2005 16:24:45 -0200, Rodrigo Trevisaneli
<rodrigo.trevisaneli at gmail.com> wrote:
> Nao da para comparar o nosso custo de banda (e de equipamentos)  e
> disponibilidade de endereços IP com o de lá.

A disponibilidade de novos enderecos IP aqui e la' nao deveria ser
muito diferente.

> E vale lembrar que esses servicos com nat custam cerca de 50%
> do valor de adsl e cabo.

Do jeito que voce fala fica parecendo que se paga para obter enderecos IP.
Voce paga pelos IPs da sua rede?
Como jah disse em outras oportunidades, acho que o NAT tem o seu valor
em redes cujo proposito nao seja exclusivamente de troca de trafego
com a Internet. Dito isso, eh aceitavel que algumas corporacoes facam
uso disso, jah que tem o controle de suas aplicacoes e sabem do seu
interesse de trafego.
Impor isso aos usuarios finais leigos eu acho ruim... Acabam
acontecendo problemas com algumas aplicacoes que podem nao ser
reconhecidas pela implementacao de ALG do NAT do provedor e o usuario
final nao vai ter a menor ideia do que estah acontecendo. Este
problema e' particularmente grave com aplicacoes da Internet que
precisam ter acesso ao computador do usuario.

Eu mesmo jah fui vitima disso ao tentar usar uma ferramenta de
treinamento disponivel em um site de um grande fabricante de software.
Era necessario fazer port forwarding para uma porta especifica no meu
micro, fiquei sem treinamento e soube o porque. Usuario leigo seria
submetido 'a um jogo de empurra de equipes de suporte. Isso e' bom pra
quem?
> Conheco muitos assinantes directnet onde ha cobertura do speedy.
> Porque? Ele nao precisa de ip valido e mais do que 128k de banda,
> ele nem sabe o que eh nat, e antes usava discada.

Desconheco provedor discado que usa NAT. Pode ser que exista.
O fato de nao saber o que e' NAT joga contra, nao a favor... Falta
transparencia.

[]s, Gustavo Albuquerque