RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Jan 28 14:21:50 -02 2005

Alex Hubner wrote:
> O assunto já está indo para uma outra área que pouco tem a ver com thread
> original. Para encerrar a minha modesta participação, gostaria de resumir o
> que penso:
>
> - Dê um link "limpo", sem bloqueios e restrições estúpidas (mesmo para a
> realidade brasileira);

Note, nao e' restricao, e' configuracao, se voce puder fazer relay via o
SMTP do provedor, qual o problema ? Eu nao sou um expert, sendo mero
usuario, porem, existe algum problema "diretamente" causado por isto
(relay via SMTP do provedor ?)

> - Monitore tudo (algo que deveria ser intrínsico à qualquer serviço);

Alguem pode falar da legalidade disto ? Voce pode monitorar trafego dos
seus usuarios "preemptivamente" ?

> - Ao primeiro sinal de má uso, pergunte e espere resposta (que deve ser
> rápida);
> - Ao segundo sinal de má uso ou falta de resposta, bloqueie o cliente por
> completo.

Eu tive UMA boa experiencia nos provedores do Brasil com spam (por duas
vezes, mesmo provedor), e olhe la. (tenho referencia de no minimo um
outro com boa atuacao contra spam, inclusive recomendo quando perguntado).
Um site que foi removido pelo provedor propriamente dito, mas
aparentemente, os "intermediarios", ja acharam um lugar para o dito no
EV1.NET
Isto e' mais bem colocado na spam-l, mas a meu ver, novamente, o
bloqueio (com apropriado relay via provedor e trabalho de log em cima
disto) de smtp para fora E' BOM, e' sinal de um minimo de atuacao do
provedor.
Infelizmente, na minha experiencia, os "costumeiros" spammers acabam
gravitando para a duzia de provedores que mereciam o esquecimento,
falencia, paulada e etc... portanto as vitorias sao muito passageiras..