RES: [GTER] link fibra ótica: material envolvido

Mario Benech Gulla mario.gulla at nqt.com.br
Tue Jan 18 17:29:10 -02 2005

Penso que o importante seria definir o seguinte:
- o cabo irá possuir qtas fibras?
- o cabo será de quem?
- qual é a distância
- o cabo irá passar na via pública?

se o cabo for da tua empresa seria interessante solicitar:
- que o mesmo seja identificado de alguma forma no poste (se houverem outros
cabos e for necessário realizar manutenção facilita a identificação).
- projeto ou croqui de instalação (para saber por onde passa, onde existem
emendas e tb facilitar a manutenção)
- testes das fibras (para verificar que a instalação foi feita de forma
adequada e não existe nenhuma fibra esmagada ou quebrada).

O tranciever é para converter o sinal elétrico (Ethernet RJ45) em óptico e
permitir realizar a extensão LAN to LAN.

Existem diversos fabricantes, as principais diferenças são:

- tipo de fibra que utiliza SM ou MM (os que utilizam MM são mais baratos,
porém são para distâncias menores) os SM chegam a distâncias de 20, 30Km (ou
mais).
- gerenciável ou não (vc pode gerenciar remotamente o status do link).

Sds,
Mario Gulla - NQT