[GTER] NAT - Problemas no Batepapo UOL

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Fri Jan 14 10:18:52 -02 2005

Uma solucao temporaria para o seu problema pode ser implementar proxy
transparente mas, antes de se mexer nessa direcao, faca um teste em
laboratorio, para ver se os filtros consideram tambem as informacoes
do Header que podem ser enviadas por proxies como HTTP_VIA ou
HTTP_X_FORWARDED_FOR...

Vc pode usar a pagina a seguir como teste do que esta' sendo enviado:
http://www.cgsa.net/php/identifierShow.php

Acho que o UOL esta' na razao dele. Acho que a adocao de NAT em um
provedor de acesso a Internet e' que e' o problema, ja' que o objetivo
de uma conexao a essa rede e acessar a Internet. NAT nao e'
transparente para todas as aplicacoes, fazendo muitas vezes que vc
tenha que implementar ALGs para resolver um problema especifico de um
usuário.

A adocao de NAT em uma corporacao pode ser menos complexo, dependendo
do perfil dos usuarios. E' menos problematica também porque uma
corporacao pode fazer valer politicas de uso mais restrita, reduzindo
o escopo de aplicacoes suportadas e necessidade de gambiarras com
ALGs.

Um abraço, Gustavo Albuquerque