[GTER] Radios On-line

Daniel Andre Fehrmann fehrmann at celepar.gov.br
Fri Feb 25 18:12:50 -03 2005

Testamos a transmissão das rádios Educativa AM e FM através do Helix,
mas como o site ainda não está no ar não temos um histórico de
quantidade de conexões X desempenho encoder X banda. Nos testes
realizados cada stream de áudio está ocupando 16Kbps. A máquina com
encoder é bem modesta, K6-II 500 / 64 RAM / 2 placas áudio / SO Debian
3.1. No caso do vídeo roda muito bem (apesar de ser Windows) e tivemos
um público de 150 conexões a 100Kbps funcionando sem problemas. O server
é um XEON 1.8 / 1GB RAM / Win2K + MediaServices e atendeu as 150
conexões com 10% de CPU. O server das rádios possui a mesmo hardware com
Debian + Helix Server e deverá atender as rádios com a mesma facilidade.
No nosso caso foi fácil implementar a solução porque temos uma fibra até
a rádio e colocamos o encoder lá com o áudio vindo direto da mesa deles
para o encoder. No seu caso seria necessário uma máquina recebendo o
stream da rádio e jogando o sinal para uma placa de áudio do encoder.
Nunca testei, mas talvez seja possível utilizar n placas de áudio em uma
máquina para receber o stream da rádio e mandar para uma das n placas de
áudio do encoder. Neste caso deverá haver uma associação entre o client
q está recebendo o stream e uma determinada placa de áudio.
-------------- Micro Client -----------  -------- Micro Encoder -------
client 1 ----->  placa áudio client 1 ----> placa audio encoder 1
client 2 ----->  placa áudio client 2 ----> placa audio encoder 2
client 3 ----->  placa áudio client 3 ----> placa audio encoder 3

As duas placas no encoder funcionam sem problemas, cada uma delas
associada a um processo de encoder e a uma porta específica para a
distribuição pelo servidor, mas no client não sei se seria
necessário/possível utilizar clients diferentes (Real 8, Real 9, media
player 7, media player 9) para receber os stream das rádios.
Dê uma olhada também no VLC/VLS - http://www.videolan.org/

[]s

Daniel

Mauro Pedrini wrote:
> Daniel,
>
> Não tenho idéia de quantas estações são. E acho meio complicado contar,
> pois sempre surge uma rádio nova.
>
> Como funciona esse webcast que vc. comentou??
>
> Por enquanto, estamos procurando uma alternativa sem custo, devido a
> burocracia para adquirir algum produto. Ou seja, tanto o appliance,
> quanto o aumento de banda de internet estão fora de cogitação nesse
> primeiro momento.
>
> Vou dar uma olhada no Helix também. Continuo pesquisando.
>
> []'s
> Mauro

    Daniel Andre Fehrmann
    NOC CELEPAR

    ASN19723 - CELEPAR - Cia de Informatica do Parana
    ASN10412 - RPR - Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa

    Rua Mateus Leme, 1561           fehrmann at celepar.gov.br
    CEP 80530-010                   Voz (5541) 350-5274
    Curitiba - Parana - Brasil      Fax (5541) 252-0782