[GTER] Radios On-line

Daniel Andre Fehrmann fehrmann at celepar.gov.br
Fri Feb 25 09:10:01 -03 2005

Mauro,

Entendo muito bem a sua situação ;-) Vc tem ideia de quantas estações de
rádio são? Dependendo da quantidade uma alternativa para a solução dos
applience Rubens e do João seria vc montar a sua infra de webcast
determinando qual o server, client e banda que deverão ser utilizados. O
risco é a qualidade do sinal que vc estará recebendo de cada estação por
estar captando através de um "radinho". Para as rádios  de outras
regiões vc poderia capturar o áudio pela Internet e retransmitir pela
sua infra. Atualmente utilizamos o helix para nossas duas rádios e
windows media para tv. Ainda não implementamos o multicast na rede wan,
temos planos de concluir todo este processo até a metade do ano, mas
acredito que na sua rede interna vc não deva ter problema de banda. Acho
esta solução boa porque vc não irá utilizar banda de Internet e poderá
limitar este tipo de tráfego vindo da Internet por existir o serviço
interno.

[]s

Daniel

João Carlos Mendes Luís wrote:

> Bem lembrado Rubens.  A vantagem de um appliance é a facilidade de
> configuração.  Qualquer opção com Linux, etc é viável, mas pode vir a
> ser muito complicada.
>
> Eu já trabalhei com um cache da NetApp que realmente fazia uma boa
> economia de banda para acessos streamming de RealAudio e WindowsMedia.
> Se os streams forem gravados, ficam no cache local.  Se forem ao vivo,
> ele sabe fazer split local, economizando banda.  E ainda pode ser usado
> para cache de WWW, com mais economia ainda na banda.
>
> Agora é apenas uma questão de avaliar custos (Quais modelos de appliance
> [...]

    Daniel Andre Fehrmann
    NOC CELEPAR

    ASN19723 - CELEPAR - Cia de Informatica do Parana
    ASN10412 - RPR - Rede Paranaense de Ensino e Pesquisa

    Rua Mateus Leme, 1561           fehrmann at celepar.gov.br
    CEP 80530-010                   Voz (5541) 350-5274
    Curitiba - Parana - Brasil      Fax (5541) 252-0782