Re: [GTER] Redundância de Servidores

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Feb 18 12:55:51 -02 2005

> você dividirá carga entre os dois, aqui não existe preferência, como no
> caso do mx. mas se voce está pendurado em dois provedores o jeito certo de
> fazer dual-home é usar um protocolo de roteamento dinâmico (BGP4) e ter
> seu próprio sistema autônomo e conjunto de IPs. Qualquer outra coisa é
> gambiarra.

Eu discordo... acho que há soluções bastante interessantes de
dual-home na camada de aplicação (DNS com TTL=0, Redirecionamento
HTTP) para as quais não devemos torcer o nariz. Quer por dificuldade
de justificar um CIDR quer pelo custo inicial/operacional de
roteamento dinâmico autônomo, há bons motivos para não correr tão
rapidamente para o caminho de redundância na camada de rede.

E mesmo quando o custo não faz diferença, balanceamento por aplicação
pode ser feito de forma mais precisa e com maior aderência a
requisitos de negócio; o roteamento distance-vector do BGP está longe
de ser ótimo, ele tem estabilidade e alcançabilidade (não importa a
performance) como objetivos, que podem ser diferentes dos objetivos da
organização.

Rubens